Uma das ferramentas mais usadas na atualidade é o que chamamos de neurocoaching, ou seja, a junção da programação neurolinguística e as ferramentas de coaching, e a sua importância vem aumentando a cada dia, devido a três razões básicas:
1) É crescente o número de pessoas que estão trocando a lealdade profissional dedicada a seus empregadores para si mesmos. Eles investem em suas carreiras, o que pode expandir seus campos a vários empregadores. Assim, as empresas estão percebendo que o único modo de conservar os melhores funcionários é investir neles, desenvolvê-los;
2) A aplicação do neurocoaching em funcionário-chave visando ao desenvolvimento de liderar em alta performance;
3) Os recursos financeiros investidos a longo prazo nos treinamentos corporativos são frequentemente desapontadores, frustrantes. No dia em que ele é praticado, o treinamento pode ser um enorme sucesso, mas, se os participantes retornam ao mesmo setor no dia seguinte trabalhando com as mesmas pessoas e sendo tratados da mesma forma, eles voltam a ter os mesmos comportamentos, pois tudo incentivará os velhos hábitos.

São perguntas que devem ser respondidas com muita reflexão pelos empregadores, pois elas são as bases que levarão o profissional coach/practitioner em PNL a aplicar as ferramentas corretas, visando a criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo, harmonioso, com times focados nos resultados e na alta performance, a fim de alcançar objetivos e realizar metas; e com isso gerar resultados mais satisfatórios, tanto para empregadores quanto colaboradores.
Estamos na era do “eu sou”, a era do “eu me escolho”, a era das distrações, aqueles eventos que impedem o sujeito de se manter focado no que está desenvolvendo, com desempenhos quase sempre insatisfatórios ou frustrantes. Portanto, essa é a hora de ter um novo olhar para as relações entre empregadores e colaboradores; é hora de transformar equipe em time forte e vencedor, pois a equipe muitas vezes é carregada de individualistas; já o time trabalha em colaboração para que todos vençam e cheguem a um nível mais elevado no campo profissional, pessoal, nos relacionamentos e na qualidade de vida.
As perguntas a se fazer são:
• Quais são suas perspectivas com relação a sua equipe?
• Quais são os resultados que você busca para a sua empresa?
• Qual o nível de comprometimento dos seus colaboradores com o seu negócio?
• Qual o nível de satisfação e motivação da sua equipe?

